Seminários

 TEMAS EMENTAS
 PALESTRANTES


Inovação e Design Thinking na Gestão de Saúde
 Este seminário propõe um olhar para o setor de saúde a partir da ótica dos estudos de inovação. E, em especial, parte do ponto de vista daqueles que nos últimos anos têm contribuído para a compreensão da inovação em atividades de serviços e para a construção de uma visão integrada da inovação em bens e serviços. Design Thinking, um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas não só com o que é tecnicamente visível, mas com uma estratégia de negócios viável. Converte necessidade em demanda. É uma abordagem centrada no aspecto humano destinada a resolver problemas e ajudar pessoas e organizações a serem mais inovadoras e criativas.  Eduardo Raupp e Juliana da MJV

Qualidade e Segurança do Paciente
 Atualmente são crescentes as iniciativas de promoção da segurança e da qualidade na assistência médica, com o envolvimento da alta direção e de todos os colaboradores nas organizações. As metas de qualidade dos diversos serviços de saúde oferecidos à população são afetadas com impacto nos resultados das organizações de saúde. 

Este seminário objetiva identificar e analisar estratégias para garantir a segurança do paciente de uma forma holística, considerando, inclusive, a perspectiva de enfermeiros assistenciais.
 Cláudio Nunes e Anna Butter


Relação Médico-Paciente, Internet e Adesão ao Tratamento
 Diversos autores discutem inovações sistêmicas em serviços, especialmente sobre a questão de como formular um conceito de negócio comercialmente viável para e-healthcare. Esses autores sugerem que a organização de serviços de e-healthcare precisa ter uma ampla visão sob o ponto de vista do cliente, do que ele espera de benefícios dos serviços, especialmente quando se trata da formação de um conceito de negócio comercialmente viável. Além disso, os serviços de e-healthcare não são apenas meios de promover a qualidade dos serviços de saúde e o interesse pela saúde dos destinatários dos serviços, mas pode trazer um impacto substancial sobre a estrutura de custos e as receitas da organização de serviço. Eduardo Raupp / Claudia Araujo e Palestrante Convidado




Visão de Processo e Redução do Desperdício na Saúde
 A Gestão Lean procura fornecer consistentemente valor aos clientes com os custos mais baixos através da melhor utilização dos recursos e identificação de possíveis melhorias nos fluxos dos processos hospitalares.

Este seminário promoverá a discussão de como maximizar o valor de um processo, eliminando constantemente as etapas do processo que geram desperdícios; como atingir o desperdício zero, através da criação de um processo capaz (que produz um bom resultado a cada execução), disponível (produz o resultado esperado a cada execução), adequado (que não causa atrasos) e flexível, em que cada etapa flui rapidamente de uma a outra puxada pelo cliente.

Seria possível desenvolver, na prática, um processo perfeito, ou seja, que satisfaça perfeitamente o desejo de valor do cliente sem desperdício algum?
 Claudia Araujo e Palestrante Convidado

Inovação e Sustentabilidade na Saúde
 A perspectiva da inovação em Saúde implica em um compromisso com a transformação do setor. Neste seminário temos a inovação como um vetor para a evolução das organizações que atuam no setor de saúde e, por meio delas, como um canal para contribuir na direção de serviços mais acessíveis e resolutivos e de um sistema equitativo e equilibrado que, de fato, gere valor para seus usuários, investidores e sociedade como um todo.  Eduardo Raupp / Celso Lemme e Odete da Amil


Servitização nas Indústrias Farmacêutica e de Equipamentos Médicos
 De uma forma simplificada, pode-se dizer que tanto a servitização quanto os sistemas produto-serviço caminham para um conceito em que "produto" passa a ser sinônimo de "solução", agregando para tanto bens e serviços. À medida em que as fronteiras entre bens e serviços se tornam mais fluidas, maior é a necessidade de uma teoria de inovação que integre os aspectos intrínsecos tanto de bens quanto de serviços.

Este seminário discute os recentes movimentos das indústrias farmacêutica e de equipamentos médicos no sentido da servitização. São apresentados casos de sucesso e aspectos prós e contras da servitização na saúde. 
 Eduardo Raupp e Palestrante Convidado