Palestrantes




ANA LAVAQUIAL 

Engenheira Elétrica com ênfase em Sistemas pela PUC/Rio, pós-graduada pelo Instituto COPPEAD, cursa o EMBA pela Berlin School of Creative Leadership e é mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, na área de Gestão e Inovação, onde desenvolveu um modelo de identificação de oportunidades de inovação baseado na cocriação de valor na economia colaborativa e no caso da Airbnb. Ana Lavaquial tem mais de 20 anos de experiência como executiva de marketing e gestão e consultora em empresas de diversos segmentos, como Booz&Co, Embelleze, L´Oreal, Leite de Rosas e Senac Rio. Atualmente atua como facilitadora e consultora, construindo e ativando estratégias colaborativas como via para inovação.








ANNA BUTTER

Professora do COPPEAD no MBA Saúde na cadeira de Governança Clínica e Segurança do Paciente, Gerente de Qualidade do Hospital Barra D’Or e do Hospital Badim. Foi, dentre outros cargos executivos, Diretora de Práticas Assistenciais no UDI Hospital de São Luís do Maranhão, Consultora no Hospital São Lucas da PUC de Porto Alegre, Diretora de Qualidade da Rede D’Or, Diretora Operacional do Hospital Copa D’Or e Coordenadora de Programas de Epidemiologia da Superintendência de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde. Anna é graduada em Medicina pela Universidade Gama Filho, Pós Graduada em Pediatria pela PUC- Rio, MBA Executivo e MBA Marketing pelo COPPEAD. Atualmente cursa Formação Docente em Medicina e Ciências da Saúde - Novas Metodologias na PUC- Rio.








CELSO LEMME

Doutor em Administração, com concentração em Finanças, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Engenharia de Produção pela UFRJ, com concentração nas áreas de Avaliação de Projetos de Investimento e Métodos Quantitativos. Graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor do Instituto COPPEAD de Administração, da UFRJ, onde leciona disciplinas de Finanças e de Sustentabilidade Corporativa nos programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu e em programas de especialização. Projetos de pesquisa nas áreas de sustentabilidade corporativa, finanças ambientais e avaliação de projetos e empresas. Professor de Finanças Corporativas dos programas de especialização e pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas, de 1983 a 1999. Foi Gerente Geral de Planejamento e Análise Financeira da Aracruz Celulose (atualmente Fibria S.A.), onde atuou de 1981 a 1994, tendo trabalhado, anteriormente, na Companhia Souza Cruz, em análise de projetos de investimento e planejamento de suprimentos. Atua como professor, palestrante e consultor nas áreas de Sustentabilidade Corporativa e de Avaliação de Empresas e Projetos de Investimento. Prestou serviços a empresas e instituições das áreas de energia, telecomunicações, mineração, saúde, papel e celulose, petróleo e financeira.





CLAUDIA ARAUJO

Professora Adjunta do COPPEAD/UFRJ. Chefe da área de Operações, Tecnologia e Logística do COPPEAD/UFRJ. Pesquisadora do Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde (CESS/COPPEAD/UFRJ). Doutora em Administração pelo COPPEAD/UFRJ, onde também obteve o título de Mestre em Administração. Bacharel em Economia pela PUC/RJ. Atuou como professora visitante e pesquisadora junto à Robert H. Smith School of Business, da University of Maryland, USA. Professora, desde 1995, das áreas de Marketing e Operações, ministrando cursos em programas de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior, assim como palestras para executivos. Foi consultora do Ministério da Educação e Cultura onde atuou como membro da Comissão de Especialistas do Curso de Administração de Empresas. Foi pesquisadora do Departamento de Economia da PUC/RJ e do Centro de Estudos e Pesquisas em Seguros - CEPS/UFRJ. Tem participado de Congressos e Conferências no Brasil e no exterior, assim como realizado trabalhos de consultoria e pesquisa em diversas empresas da área de saúde. Suas principais linhas de pesquisas são a gestão do marketing, das operações e do cliente interno nas empresas de serviços de saúde.






CLÁUDIO NUNES


Doutorando em Administração pela Universidade de Caxias do Sul em associação com a PUC-RS na área de concentração de Inovação na Gestão de Serviços em Saúde. MBA em Gestão de Serviços de Saúde pelo Instituto COPPEAD na UFRJ. Subsecretário de Saúde do Estado do Tocantins. Consultor em Modelagem de Gestão Assistencial no Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS). Coordenador de cursos e pesquisas na ASAP Rio de Janeiro. Consultor sênior das empresas Enjourney (RJ) e Produttare (RS), em desperdícios na gestão hospitalar e aplicação sistema Lean como ferramenta adicional de controle e inovação. Diretor executivo de hospitais públicos, privados e filantrópicos nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além de experiência na gestão de hospital em Luanda, Angola. Avaliador do Instituto Qualisa de Gestão (IQG/SP) nos níveis nacional e internacional. Médico cardiologista com cargo de chefia de serviço no Hospital da Lagoa, Rio de Janeiro.








CHARLES AL ODEH

Diretor de Rede Assistencial da Amil e Neonatologista do Instituto Fernandes Figueira/ Fiocruz. Ocupou outros cargos executivos, tais como Diretor Corporativo da Amil, Presidente do Hospital 9 de Julho e Diretor do Hospital de Clínicas de Niterói. Charles é graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense, em Psicologia pela UERJ, Pós-graduado em Gestão Hospitalar e Mestrado em Saúde da Criança pela Fiocruz,  e MBA em Administração pelo COPPEAD.








DENIZAR VIANNA ARAUJO 

Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Cardiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. MBA Executivo em Saúde pelo COPPEAD. Possui capacitação em Prática Clínica Baseada em Evidências pelo método da McMaster University. Professor Associado do Departamento de Clínica Médica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador de Centro de Excelência em Avaliação Econômica e Análise de Decisão da ProVac Network - Pan American Health Organization (PAHO). Consultor do Inter-American Development Bank. Member Editorial Advisory Board of The Value in Health Regional Issues. Tem experiência na área de Economia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia Clínica, Avaliação de Tecnologia em Saúde e Farmacoeconomia.







EDUARDO RAUPP

Professor adjunto do COPPEAD/UFRJ (desde 2014) e pesquisador do Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde (CESS/COPPEAD/UFRJ). Economista, Especialista em Economia Política, Mestre e Doutor em Administração pela UFRGS. O doutorado foi obtido em cotutela com a Université des Sciences et Technologies de Lille, França, que lhe conferiu o título de Doutor em Economia Industrial. Foi professor adjunto da Universidade de Brasília de 2006 a 2013. Na UnB exerceu os cargos de chefe do departamento de Administração, Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Pró-Reitor de Administração e Finanças. Foi também professor visitante na Université Paul Cézanne, Aix-en-Provence, França (2009 e 2010). Seu principal tema de pesquisa é a Inovação em Serviços e o Papel dos Serviços no Sistema de Inovação. É membro do RESER (www.reser.net) e da REDLAS (www.redlas.net), duas associações de pesquisadores sobre serviços. Como fruto de seu tema de pesquisa preferencial desenvolve pesquisas sobre modelos de gestão da inovação em serviços, inovação em serviços em empresas industriais, capacidades de inovação em serviços, inovação em serviços de saúde, inovação em serviços públicos e políticas públicas para inovação e serviços. Atualmente conduz disciplinas sobre Inovação em Serviços, Inovação em Serviços de Saúde, Gestão da Inovação, Inovação no Setor Público e Marketing de Serviços.







JOSÉ EDUARDO COUTO DE CASTRO

Médico da Amil / Fundação do Câncer, foi Diretor e Coordenador da Terapia Intensiva do Hospital Copa D'Or. José Eduardo é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / UNIRIO e MBA em Gestão de Saúde pelo COPPEAD.









KLEBER FIGUEIREDO

Doutor em Administração de Empresas pelo IESE Business School, Universidad de Navarra, Barcelona, Espanha e Mestre pelo COPPEAD/UFRJ. Licenciado em Matemática pela UFRGS. Professor da área de Operações, Tecnologia e Logística do COPPEAD entre 1979 e 1994. Foi Vice-Diretor da instituição entre 1988 e 1992, coordenador de várias turmas do MBA executivo e professor em todos os níveis de cursos oferecidos: Mestrado, Doutorado e Formação Executiva. Foi professor visitante do Instituto de Empresa em Madri entre 1990 e 2010, sendo que entre outubro de 1994 e abril de 1996 exerceu, em tempo integral, a função de Diretor da Área de Operações e Logística. Em 1998 voltou ao COPPEAD e, desde então, foi Chefe da Área de Operações, Logística e Tecnologia e Coordenador das 10 primeiras turmas do MBA Logística. Foi Vice-Diretor de Educação Executiva entre março de 2005 e fevereiro de 2008. Foi Diretor do COPPEAD entre março de 2010 e fevereiro de 2014. É o professor titular da Cátedra AMIL em Gestão de Serviços de Saúde e um dos coordenadores do Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde. Suas áreas de interesse de pesquisa são Operações de Serviços e Estratégia de Serviços Logísticos.  É um dos autores dos livros “Logística Empresarial – a perspectiva brasileira” e “Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos”. É autor, também, de inúmeros casos de ensino e de artigos publicados em revistas técnicas e acadêmicas no Brasil e no Exterior.




LEONARDO MARQUES

Doutorando na University of Manchester, sua tese trata de projetos colaborativos de sustentabilidade em cadeias globais de suprimentos no ramo de alimentos. Mestre em Administração pelo COPPEAD-UFRJ (2004) e Bacharel em Engenharia de Produção pela POLI-UFRJ (2000). Sua experiência profissional equilibra passagens na iniciativa privada, ensino superior e pesquisa acadêmica. Entre 1999 e 2010, alternou posições de gerente e consultor nos setores de serviços e varejo em empresas como Accenture, Richards, Leader Magazine, Lojas Renner, e O Boticário. Desde 2005, é professor do COPPEAD e durante 2010-2011 foi Coordenador Geral de Extensão, responsável pelos programas de extensão e pelo relacionamento com empresas para formatação de programas in company. Atualmente é um dos professores da área de Operações e Logística, participando de cursos abertos – Graduação, Mestrado, MBA Executivo e Jovens Profissionais – além de treinamentos in company para empresas como Oi, Dufry, L’Oréal e Siemens, ministrando diversos módulos, entre eles: Operations Management, International Logistics, Logística e Supply Chain Management, Operações e Logística, Compras e Gestão de Fornecedores, entre outras. Desde 2005, participa de congressos internacionais e tem artigos publicados em livros nacionais e revistas científicas internacionais, com destaque para o Journal of Supply Chain Management (ranqueado internacionalmente como 11º entre 185 revistas científicas na área de management).




 
LILIANA AMARAL 
 
Mestre em Avaliação pela Fundação Cesgranrio/UFRJ, Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente pela Universidade Nova de Lisboa/ENSP, Especialista em Administração Hospitalar pela UERJ/RJ, Especialista em Gestão do Ambiente Hospitalar pela UNIRIO/RJ, Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela FAE/SP. Atuou como gestora nas instituições: Hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP, Instituto Nacional do Câncer/RJ, Copa D’Or/RJ e hospitais do Grupo IGASE/ Golden Cross. Foi professora convidada em diversas universidades do país, desde 1989, nas áreas de Administração de Serviços de Saúde, Qualidade em Saúde, Segurança do Paciente e Gestão de Processos, entre outras. Tem participado de Congressos e Conferências no Brasil e no exterior, assim como realizado trabalhos de consultoria e pesquisa em diversas empresas do setor de saúde. Atua como consultora e avaliadora em Acreditação Internacional pela Joint Commission desde 1999. A partir da experiência em Acreditação, tem se dedicado ao estudo das estratégias de implantação de modelos de gestão da qualidade e estratégias de gestão em serviços de saúde. Atualmente é Diretora-Proprietária da Única – Treinamento para a Qualidade, especializada em estratégias para gestão da qualidade e planejamento estratégico; Professora e orientadora da Pós-Graduação em Gestão da Qualidade do Instituto de Ensino Albert Einstein; Gestora no Hospital federal de Bonsucesso e Tutora do Curso de Especialização Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente da ENSP/Fiocruz.






OTAVIO CLARK

Médico oncologista, Phd em medicina. Formado em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), doutorado pela UNICAMP em Ciências Médicas e fellowship em Evidence Based Oncology and research methods pelo H Lee Moffitt Cancer Center. Com quase 20 anos de experiência na área de avaliação de tecnologias em saúde, publicou mais de 150 papers em algumas das mais importantes revistas internacionais e nacionais. Tem profundo conhecimento em epidemiologia e farmacoeconomia, que aplica para desenvolver programas de acesso aos mercados público e privado da saúde. Atualmente, é CEO da Evidencias – a Kantar Health Company, e coordena as equipes de trabalho nas áreas de planos de saúde, pesquisa clínica e acesso a mercados.







PAULA CHIMENTI

Professora da Área de Estratégia, Organizações e Sistemas de Informação do Instituto Coppead de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro aonde coordena o programa COPPEAD Marketing e é Vice-Coordenadora do Centro de Estudos em Estratégia e Inovação. É Doutora em Administração pelo Instituto Coppead, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Mestrado em Administração e Especialização em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, pela qual se graduou em Comunicação Social. Possui mais de 15 anos de experiência profissional em empresas de diferentes setores, nas quais teve oportunidade de atuar nas áreas de marketing e comunicação. Antes de ingressar no corpo docente da Coppead, lecionou em cursos de graduação, mestrado e MBA na PUC-Rio, Ibmec-RJ e UFRJ e nos Cursos de Formação e de Aperfeiçoamento Profissional do COPPEAD-UFRJ. Atua também como consultora de organizações públicas e privadas na área de estratégia e inovação.





PAULO CESAR DE SOUZA

Com vasta experiência na área de gestão em saúde, Paulo Cesar de Souza é médico, graduado pela UFRJ. 
Especialista em Medicina Intensiva E MBA Executivo em Gestão em Saúde pelo COPPEAD.









ROBERTO NOGUEIRA

professor da Área de Estratégia, Organizações e Sistemas de Informação do Instituto Coppead de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na qual leciona desde 1983 e ocupa a Cátedra Globo de Estratégia e Mídias Digitais. É Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Mestre em Administração pelo Coppead e Graduado em Economia e Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Leciona o tema de Reconfiguração de Indústrias Induzida pelas Tecnologias da Informação e Comunicação no programa Building Ventures in Latin America da Harvard Business School. É responsável pela disciplina IT and Global Competition no Global Partners MBA da Georgia State University, Sorbonne e Coppead. Foi professor visitante da University of San Diego, onde lecionou o curso Strategic Management of Information Technology no programa de MBA e da Audencia University, em Nantes, França. É um dos coordenadores do programa MBA Executivo do Instituto Coppead de Administração. Atua ativamente como consultor de organizações públicas e privadas de grande porte na área de estratégia e inovação em processos. Publicou três livros e vários artigos no Brasil e exterior.